quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Não existe uma parte espiritual que sobrevive à morte.





Liana: Oi Lúcia, para hoje nós ficamos de responder a sua pergunta sobre o que é o espírito, não é mesmo?


Lúcia: Sim. Na última vez que você veio, você me mostrou na Bíblia que a alma é a própria pessoa e que ela não sobrevive após a morte.


Liana: Isso mesmo, Lúcia. Você se lembra bem. Nós conversamos que é uma especulação teológica dizer que existe vida após a morte.


Lúcia: Mas Liana, eu me lembro de um texto que diz que o espírito sai quando a pessoa morre. Se não existe vida após a morte, o que significa isso?


Liana: Você está se referindo ao texto de Salmos 146:4. Você pode ler para a gente?


Lúcia: "Sai-lhe o espírito, ele volta ao seu solo; Neste dia perecem deveras os seus pensamentos."

Liana: Este salmo foi escrito em hebraico e a palavra em hebraico que aqui na Bíblia está traduzida por espírito, muitos outros tradutores a traduzem como fôlego. E o fôlego é nossa força ativa de vida. E quando essa força ativa de vida deixa o corpo, morrem os pensamentos da pessoa; se tornando impossível que a pessoa continue viva em outro lugar. Mas, tem um texto muito interessante sobre o espírito que é o texto de Eclesiastes 3:19. ("Pois há um evento consequente com respeito aos filhos da humanidade e um evento conseqüente com respeito ao animal, e há para eles o mesmo evento conseqüente. Como morre um, assim morre o outro; e todos eles têm apenas um só espírito, de modo que não há nenhuma superioridade do homem sobre o animal, pois tudo é vaidade.") Por causa do pecado e da morte herdados de Adão, todos os humanos morrem e retornam ao pó, como se dá com os animais. Mas, possui todo humano um espírito que continua a viver como personalidade inteligente depois de deixar de funcionar no corpo? Não; este texto responde que os humanos e os animais “todos eles têm apenas um só espírito”. A Palavra de Deus mostra que não há nada que os humanos tenham em resultado de nascimento que lhes dê superioridade sobre os animais, ao morrerem. Ou seja, todos nós, humanos e animais, temos o fôlego ou a força ativa de vida.


Lúcia: Mas Liana, Jesus disse que entregava SEU espírito nas mãos de Deus.


Liana: Sim. Ele disse isso, e depois o texto diz que ele expirou, parou de respirar. Então ele entregou seu espírito, ou fôlego de vida a Deus, pois apenas Deus seria capaz de lhe dar a vida novamente. E foi só no terceiro dia depois disso que Jesus foi ressuscitado dentre os mortos. E devido à provisão misericordiosa de Deus mediante Cristo, abriu-se aos humanos que exercem fé a perspectiva de viverem para sempre o que para muitos só será possível através da ressurreição. E é sobre a ressurreição o estudo do capítulo 7 deste livro. Na próxima semana nós podemos conversar sobre isso. Que tal?



Lúcia: Claro.


Reencontros felizes no Paraíso na Terra à medida que os túmulos memoriais ficam vazios por causa da ressurreição

Se você desejar ler esta citação acesse:



Nenhum comentário:

Postar um comentário